13/08/2013

Semana Sidney Sheldon #2



Oi pessoal, tudo bem com vocês? Bom hoje continuamos com os posts especiais sobre o maravilhoso escritor Sidney Sheldon e neste segundo dia da semana Sidney Sheldon vamos conhecer (quem não conhece) o mais famoso trabalho do escritor na televisão, a série de tv "Jeannie É Um Gênio".



Jeannie é um Gênio foi uma série de TV norte-americana, criada e produzida por Sidney Sheldon, com temas musicais compostas por Buddy Kaye e Hugo Montenegro, distribuída pela Columbia Pictures Television e apresentada originalmente nos Estados Unidos pela rede NBC, de 18 de setembro de 1965 até 26 de maio de 1970, num total de 139 episódios, de 30 minutos aproximadamente cada episódio. 

A história começa numa missão frustrada da Nasa, quando o astronauta Capitão Anthony Nelson, cai acidentalmente numa ilha do Pacífico, onde acaba encontrando uma misteriosa garrafa. Quando ele abre a garrafa sai uma fumaça que toma a forma de uma bela garota, digna das histórias das mil e uma noites. O capitão pensa que está tendo alucinações devido a queda da espaçonave, mas na verdade ele havia encontrado Jeannie, um gênio aprisionado há centenas de anos, por um outro gênio maligno. Ele não acredita no que estava vendo e preocupado com sua saída da ilha deserta esquece da garrafa, mas Jeannie usando seu poder, coloca a garrafa na bagagem do Capitão Nelson, antes dele ser salvo pela equipe de resgate e acaba indo com ele para sua residência na Praia dos Cocos. 
  

Jeannie acaba se apaixonado por Anthony e passa a chamá-lo de "amo". No início ele tentar livrar-se dela em vão, mas aos poucos vai gostando e percebendo que não pode viver sem ela, mesmo que isso represente  uma série de confusões para a vida dele. O capitão, agora major, prefere que ela não faça uso de seus mágicos poderes e procura esconder sua verdadeira identidade de todos os amigos e de todos os seres humanos. Sempre que Jeannie usa suas mágicas, o major fica quase sem saída para explicar, aos superiores da Nasa, a confusão, principalmente para o Coronel Bellows, o psicanalista da base de operações da NASA, que tenta descobrir a causa das coisas estranhas que passam a acontecer quando ele está por perto. 

O atrapalhado Major Healey, o melhor amigo de Nelson, é o único a saber da existência de Jeannie, quando  sem querer, acaba descobrindo o segredo da garrafa ao tentar namorar ela quando a conhece na forma de uma moça comum. Healy guarda o segredo e por várias vezes tenta ajudar Tony a sair das enrascadas que Jeannie o envolve, mas ao invés de ajudar acaba geralmente encrencando mais o seu amigo. Pouco antes do encerramento, Jennie consegue realizar seu sonho e objetivo, que era o de casar com o Major Nelson, mas estranhamente isso não agradou ao público e segundo alguns autores, esse pode ter sido a causa que determinou o final da série.




ELENCO
Barbara Eden - Jeannie
Larry Hagman - Major Anthony Nelson
Bill Daily - Major Roger Healey
Hayden Rorke - Dr. Bellows
Emmaline Henry - Amanda Bellows
Barton MacLaine - General Peterson
Vinton Hayworth - General Shaeffer


Os atores Barbara Eden e Larry Hagman no lançamento do box com as temporadas da série.


Os atores nos dias atuais.


A atriz Barbara Eden em um evento beneficente em Viena, na Áustria, aos 78 anos, relembrando a caráter o personagem que a consagrou.



Fotos da época do lançamento da série em 1965.




  • Sidney Sheldon escolheu pessoalmente Barbara Eden para interpretar Jeannie.

  • Barbara Eden  ficou grávida no 1º ano da série, obrigando o pessoal dos figurinos a elaborar um disfarce para sua barriga. A solução encontrada foi o uso de um véu que saia do chapéu, dava volta no pescoço e terminava do outro lado do chapéu, envolvendo o rosto de Barbara. 

  • Em 23 de agosto de 1995 o ator Larry Hagman sofreu um transplante de fígado, por problemas causados pela bebida. Larry viciou-se ainda nos anos 60, durante a produção da série. Conta-se que, em muitas vezes chegava tão bêbado às filmagens que elas tinham de ser interrompidas. Além disso fumava maconha e tomava LSD.

  • Também diziam que Larry Hagman era particularmente chegado a brincadeiras e adorava ir ao estúdio com roupas que nada tinham a ver com a série, só para divertir os colegas. 

  • Larry Hagman esteve no Brasil, mas o público brasileiro estranhou bastante o ator, pois além de estar visivelmente mais gordo era portador de um tom de voz horrível, além do que, como adepto do movimento hippie, usava roupas e colares extravagantes. 

  • Consta também que o ator Hayden Roke, que interpretava o Dr. Bellows era gay e que em 1986, descobriu que tinha câncer de estômago, vindo a falecer no dia 19 de agosto de 1987 e que Emmaline Henry, que interpretava a Sra. Bellows, na vida real, nunca se casou ou teve filhos. Ela faleceu em 8 de outubro de 1979, vítima de câncer. 

  • Durante o quarto ano, o ator Barton MacLaine, que interpretava o General Peterson, veio a falecer e para seu lugar foi chamado o ator Vinton Hayworth que passou a protagonizar o General Schaeffer.

  • A série foi muito criticada, principalmente pela feministas, que chamavam a atenção para o aspecto, segundo eles negativo, de se mostrar uma mulher se dirigindo a um homem como "amo", mas eles não percebiam que esse era um termo muito mais de carinho e não de respeito e submissão.




EXIBIÇÃO NO BRASIL

 A série foi exibida primeiramente em 1966, pela TV Paulista, na época braço da Rede Globo em São Paulo e, ao contrário do que ocorreu nos Estados Unidos, foi um grande sucesso (primeira temporada). Em 1968, a série foi adquirida pela Rede Excelsior, que tratou de providenciar a segunda temporada. Larry Hagman foi entrevistado em sua vinda ao Brasil e se assustou com a sofisticada produção da novela A Muralha.

Com a falência da Excelsior, a série foi para a Rede Record, onde também foram exibidas a terceira, quarta e quinta temporadas inéditas. Foi reprisada em várias emissoras, como a Band, Rede Tupi e a própria Rede Record. Com a chegada da TV em cores, os episódios da primeira temporada (que haviam sido gravados em preto e branco nos Estados Unidos), foram retirados do ar.

Em 1996, a série retorna na TV por assinatura, pelo canal Warner Channel; a surpresa é a dublagem original preservada. Episódios da primeira temporada em preto e branco também aparecem, alterando a exibição com os coloridos das outras temporadas. Poucos episódios foram exibidos legendados, devido a danificação da dublagem original destes episódios. Ficou no ar até 1998.

A série retorna em 1999, na inauguração da RedeTV!, em pleno horário nobre, e com audiência que surpreende os diretores da emissora. Com isso, em 2001, a rede anuncia uma surpresa: a primeira temporada voltava ao ar, agora colorida por computador. E com a dublagem original.

Saiu do ar em 2002, retornando em 2004 pela Rede 21, com exibições que variaram entre diárias e apenas duas vezes por semana.



PRIMEIRA PARTE DO PRIMEIRO EPISÓDIO DA 1ª TEMPORADA


ABERTURA DA 5ª TEMPORADA




Apesar da série não ter sido nem um divisor de águas na tv americana a série fez bastante sucesso, principalmente quando foi exibida aqui no Brasil. Ainda é lembrada com saudosismo por muitos e é tido como um dos melhores trabalhos televisivos de Sidney Sheldon. Espero que tenham gostado e amanhã tem mais...





comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...