13/11/2015

Cinco Dias - Julie Lawson Timmer

Autora: Julie Lawson Timmer
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 368  | |  Informações: Skoob




Até que ponto você estaria disposto a se sacrificar por amor?
Mara Nichols é uma advogada bem-sucedida, esposa e mãe dedicada. Ela está doente. Uma doença devastadora. Ela precisa colocar um fim ao sofrimento dos últimos tempos.
Scott Coffman é um professor do ensino fundamental que precisa cuidar de um garoto de oito anos enquanto a mãe do menino cumpre pena na prisão.

Mara e Scott têm apenas cinco dias para dizer adeus àqueles que amam. Essa talvez seja a maior prova de amor que poderiam dar a essas pessoas.


****



Mais um livro de uma autora desconhecida pra mim, Cinco Dias, mesmo sem nem um atrativo aparente - inclua-se nisso sua capa que não é das mais chamativas - mostrou-se uma escolha certeira de leitura que me proporcionou momentos bem emocionantes e me cativou como eu não esperava.

De cara a história já ganhou minha simpatia por um ponto: ser narrada em terceira pessoa, minha narrativa preferida. Intercalando o ponto de vista dos personagens principais, Mara e Scott, a narrativa do livro é feita de uma forma bem intimista e acaba nos deixando bem próximos dos protagonistas e seus conflitos, emoções e dilemas (que não são poucos!). Os personagens e suas personalidades ficaram bem claros dentro da narrativa, o que, pra mim, foi um ponto muito positivo.

"— Acho que o intelecto e a lógica não sabem merda nenhuma de como é ser diagnosticado com uma doença incurável."

Tendo uma premissa bem interessante, na qual não vou me aprofundar muito pra não dar spoiler, o livro em poucas páginas me revelou sua principal caracteristica: emoção. Por não ser uma história com suspense, aventura, mistério ou grandes reviravoltas, confesso que achei que em determinado ponto acabaria me desinteressando. O bom foi que isso não aconteceu! Como o titulo já entrega a história se desenrola dentro de cinco dias decisivos nas vidas de Mara e Scott, mas não são apenas esses cinco dias que interferem na história. Alguma bagagem passada já se faz presente na vida deles e tem influência em determinados acontecimentos.

"Como seria possível somar todo o conteúdo de seu coração em um único documento?"

A parte da história pertencente a Scott é de certa forma a mais interessante e a que envolve mais, mas em contra partida, a parte da história pertencente a Mara é sem dúvida onde estão os maiores lances de emoção do livro. Mara convive com uma decisão que ninguém gostaria de conviver e a forma que a autora aborda o tema dessa decisão foi, mesmo de forma sensível, contundente e sem muito rodeio. Ao longo do que vamos lendo percebemos - eu ao menos percebi - que ao invés de tecer um julgamento pela decisão de Mara, acabamos é por compreendê-la, já que na vida real muitas vezes nos deparamos com situações que nos exigem certas decisões, que, muitas vezes, não queremos tomar.

"Não precisava de ninguém para consertar o problema - não havia conserto. Precisava que alguém reconhecesse seus sentimentos. Aceitasse a sua dor. Concordasse que seu coração estava mesmo partido,e que deveria estar. E que poderia ficar partido por um bom tempo."

Como já é algo característico meu, o que mais me interessa em um livro é a boa história que ele tem pra me contar. Seus personagens ficam em segundo plano, na maioria das vezes nem chegam a sair de tal lugar, já que o que me instiga mesmo é a história se ela for boa. Com Cinco Dias houve uma boa junção das duas coisas, história e personagens. Julie Lawson Timmer construiu uma história emocionante, repleta de sentimentos e conflitos que só nos instigam a querer saber o desfecho de tudo. É uma leitura simples sim, mas, ao meu ver, tem que ser feita sem grandes expectativas, meio que, saboreando-a aos poucos. 

"Faça tudo rápido e talvez não seja tão ruim assim. Três... dois... um: arranque o band-aid."

A história é bem tocante e confesso que ao fim um nozinho se instalou na garganta e os olhos marejaram, mas sem deixar as lágrimas caírem. O tema e a forma como a autora o abordou deixaram algumas reflexões que só fizeram contribuir para tornar Cinco Dias uma excelente e recomendada leitura àqueles que gostam de boas emoções.






comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...