13/08/2015

Apenas Um Dia - Gayle Forman


Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 330  | |  Informações: Skoob




A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.


****


Apenas um dia foi um livro que mesmo não sendo do meu gênero favorito, conseguiu me conquistar com sua história emocionante, simples e sensível. Como este foi meu primeiro contato com um livro da autora, li sem grandes expectativas o que deve ter ajudado a fazer com que eu gostasse tanto da história. Não entrou na lista de favoritos, mas se revelou uma ótima leitura que valeu a pena.

O livro em si já nos é apresentado cheio de atrativos para fisgar a nossa atenção e aguçar a curiosidade, afinal, estão ali dois jovens completamente diferentes, os dois viajando (tem coisa melhor que viajar?), lugares muito românticos servindo de cenário (o principal é apenas Paris, só isso!) e, claro, aquela bela e emocionante história de amor que vai nos embalar por páginas e páginas até um final que, talvez, nos arranque algumas lágrimas.

Uma coisa eu tenho que confessar: por ter situado a história na romântica Paris, só com isso a autora já me fisgou pois conhecer Paris é um sonho de vida, e através de Allyson e Willem ela me foi apresentada de uma forma tão natural que em alguns momentos era como se eu estivesse lá com eles. Mesmo já tendo sido cenário de diversas histórias de amor, a autora soube dar charme e encanto a cidade luz e inserir seu casal de protagonistas naquela atmosfera pra lã de romântica.

"Parte de mim sabe que mais um dia não servirá para nada além de postergar o coração partido. Mas outra parte de mim pensa diferente. Nascemos em um dia. Morremos em um dia. Podemos mudar em um dia. E podemos nos apaixonar em um dia. Qualquer coisa pode acontecer em apenas um dia."

O livro deixou um recado de que o que é legal na vida é seguirmos os nossos sonhos, não importa o quanto eles pareçam distantes ou impossíveis de se realizar. Sem contar que às vezes eles estão mais perto do que imaginamos. Outra boa dica do livro é que às vezes nossa vida precisa ser chacoalhada por uma mudança, e foi essa mudança que aconteceu na vida de Allyson quando Willem entrou nela.

O casal protagonista é bem diferente um do outro e apesar de ter me identificado um pouco com a vida certinha da Allyson, foi o jeito livre e descompromissado do Willem que me fez gostar mais dele do que dela, apesar de ter gostado dos dois como casal. Como o ditado diz que 'os opostos se atraem', não poderia ter um casal que mais combinasse com isso e, ao mesmo tempo, se completassem de uma forma tão grande.

"Então alguém apareceu e me mostrou que havia uma porta no quarto. Uma porta que eu nunca vira antes. E ele a abriu para mim. Segurou minha mão enquanto eu a atravessava. E, durante um dia perfeito, fiquei do outro lado. Estava em outro lugar. Era outra pessoa."

Eu sei que a história foi andando, as páginas foram virando e quando dei por mim cheguei a um final meio assim. Pois é, para minha surpresa o livro ficou com um final meio aberto, o que, confesso, me desapontou um pouco pois fiquei tão ligado na história que quando me vi perto do final não via a hora de saber como terminaria o romance entre Allyson e Willem. Não foi de um todo ruim, mas ficou faltando alguma coisa.

Apenas um dia me cativou, a escrita e narrativa da autora também e os seus personagens idem (em especial a história se passar em Paris, claro.). Foi uma boa leitura que soube me envolver e mesmo não tendo lido ainda os mais famosos livros da autora aqui no Brasil - Se eu ficar e Para onde ela foi - Gayle Forman se mostrou uma escritora sensível e com um olhar muito humano nas questões sentimentais. Foi realmente uma leitura prazerosa. Se o próximo livro (Apenas um ano) for pelo menos igual a este, já tá valendo.





   

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...