11/08/2015

A Lista - Cecelia Ahern

Autora: Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito  | |  Páginas: 384  | |  Informações: Skoob


Kitty Logan tem 32 anos e aos poucos está perdendo tudo o que conquistou: sua carreira está arruinada; seu namorado a deixou sem um motivo aparente; seu melhor amigo está decepcionado com ela; e o principal: sua confidente e mentora está gravemente doente.

Antes de morrer, Constance deixa um mistério nas mãos de Kitty que pode ser a chave para sua mudança de vida: uma relação de nomes de pessoas desconhecidas. É com base neles que Kitty deverá escrever a melhor matéria de sua carreira.

Quando começa a ouvir o que aquelas pessoas têm a dizer, Kitty aos poucos descobre as conexões entre suas histórias de vida e compreende por que foi escolhida para dar voz a elas.


****


Quem acompanha o blog há algum tempo já deve saber que esse tipo de leitura não é das minhas preferidas. Romance, dramas amorosos, algumas lágrimas pelo caminho e ao término - às vezes - um final feliz. A lista foi um livro até agradável de se ler, a autora consegue escrever seus dramas do coração de uma maneira bem leve e mesmo você não sendo uma fá do gênero, acaba se vendo envolvido com aquela história.

A narrativa não chega a ser tão rápida, mas também não se arrasta nem se torna enfadonha e os acontecimentos na vida da protagonista vão se desenrolando num ritmo bem legal. A pobre Kitty está com a vida toda pelo avesso, tudo dando errado de uma forma como se tivesse sido planejado. Até que um dia chega às suas mãos uma tal 'lista' que de alguma forma pode ser o inicio de uma mudança para melhor na sua vida.

“Faria 85 anos na semana seguinte; é claro que ela tinha inúmeras histórias, e é claro que tinha segredos, todo mundo tem. A questão era tentar decidir qual deles Kitty poderia escutar e, depois de todo esse tempo, qual Birdie desejava contar.” 

Por não ser meu estilo predileto de história o começo foi um pouco arrastado, mas no decorrer das páginas a história foi pegando seu ritmo e os acontecimentos na vida de Kitty foram, aos poucos, aguçando minha curiosidade. Confesso que fiquei um pouco ansioso em descobrir como se daria a interação da protagonista com cada pessoa daquela lista, e em determinado momento achei até que a história fosse ficar meio confusa, mas nada disso aconteceu.

O livro é escrito de uma forma até bem realista com situações que qualquer um de nós poderia viver, e esse foi um ponto bem positivo no livro, pois de certa forma você acaba se identificando com determinadas situações ou quem sabe conhece alguém que tenha vivido algo parecido. Nesse ponto a autora foi bem sensível e soube colocar os dramas e conflitos humanos de uma maneira muito sutil e delicada, em alguns momentos até mesmo divertidos.

“Apesar de, depois, ter refletido e chegado à conclusão de que o abraço fora, sim, um comportamento antiprofissional, Kitty pensou que, às vezes, quando há pessoas envolvidas, um negócio tem de deixar de ser um negócio e o ser humano deve vencer.” 

Na minha opinião a lista se mostrou um livro que retrata pessoas com as mais variadas diferenças. Seja religião, cor, raça, classe social ou o que quer que nos diferencie, cada individuo é um só ser humano e tem uma única história que em determinado período da vida pode acabar se misturando com a história de outras pessoas, e dai por diante dar inicio a novas histórias de vida.

Enfim o livro é legal, tem seus atrativos, uma boa história, bons personagens, mas não posso mentir e dizer que se tornou um favorito ou um dos meus preferidos, isso não. Mas dentro do seu gênero, e para quem gosta, é uma boa leitura sim.









comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...