08/06/2015

Os Goonies: Inesquecível Há 30 Anos...

Eu não sei vocês, mas eu acho que deveriam criar em algum lugar do mundo o "Museu Filmográfico do Coração". Sabe, um lugar onde pudessem ser guardados aqueles filmes que de alguma forma inexplicável se alojam em nossos corações e durante o passar dos anos nos deixam com aquela nostalgia boa de se sentir.

Esse é o caso de "os goonies" pra mim, um filme que me remete a um tempo bom, que tem cara de infância, de diversão, daquela velha e boa sessão da tarde acompanhada ou com um irmão, amigos ou até mesmo sozinho com aquele saco de pipoca e copo de refrigerante.  A aventura lançada em 1985 (nem parece que faz tanto tempo!) segue sendo citada e lembrada por uma legião de fãs - e eu me incluo entre eles - , sempre animados com a história da garotada que, de posse de um mapa do tesouro, se mete em aventuras pra lá de arriscadas e com muita ação. É o típico filme para toda a família, feito sem grandes ambições a não ser a melhor delas que é a de divertir e entreter, coisa que ele faz maravilhosamente bem.

Da esquerda para a direita: Stef, Gordo, Dado, Mickey, Bocão, Brad e Andy

É um filme que fica na memória e no coração muito por conta dos carismáticos personagens e suas aventuras e por ter como tema central a amizade verdadeira entre um grupo de crianças. Duvido que quem assistiu o filme quando criança, não tenha tido vontade de viver uma aventura como aquela ou se imaginou no lugar daquela galerinha (eu me imaginei e muito!). Dentro do seu gênero o filme é praticamente imbatível, já que, assim como ele, existem outros que marcaram uma geração e seguem até hoje inesquecíveis, tais como "et - o extraterrestre", "esqueceram de mim", "uma babá quase perfeita" entre outros.

Da esquerda para a direita: Dado, Mickey, Brad, Bocão e Gordo

       
                            Cena final do filme                                                                 Família Fratelli                            
          
Os gonnies foi uma reunião de elementos que juntos quase que fazem a fórmula perfeita para um filme de sucesso dentro do seu gênero. Estão lá a fantasia quase ingênua (piratas, caça ao tesouro, armadilhas pelo caminho...), a boa dose de comédia misturada a sequências de ação também engraçadas, os dramas familiares (bem suavizados, claro, já que não se trata de um drama), os vilões caricatos e engraçados e os amigos que têm sua lealdade posta à prova em meio as adversidades. Tudo isso acompanhado de um ótimo elenco infantil bem entrosado que dá vida a personagens marcantes. Quem aí não se lembra do pequeno quase cientista Dado (Jonathan Ke Quan) e suas invenções furadas, o engraçadíssimo Gordo (Jeff Cohen), os atrapalhados irmãos Fratelli (Joe Pantoliano e Robert David) e a sisuda, mas também ótima Mama Fratelli (Anne Ramsey) e, principalmente, o deformado Sloth (John Matuszak), feio por fora e bonito por dentro, sedento por chocolates?

Com o passar dos anos o filme acabou se tornando cult entre críticos e fãs ao redor do mundo e hoje em dia é uma das pérolas dos anos 80 e 90. Como eu já disse, o filme está entre as minhas melhores lembranças da infância e pelo visto será assim pela vida toda. Em abril deste ano o diretor do filme, Richard Donner, declarou que uma sequência da história estaria sendo planejada. Para saber mais clique aqui. Eu particularmente acho que fazer uma sequência de um filme tão querido por quase todos é meio que dar um tiro no pé. Acho muito improvável - quase impossível - que se repita o mesmo êxito, ou algo parecido, que o primeiro filme teve. 


Parte do elenco antes e depois

Existem obras dentro dos mais diversos meios que, na minha opinião, não devem ser mexidas, mas apenas apreciadas. No caso do filme "os goonies", no meio cinematográfico, já ficou provado que é uma obra que foi, é e, provavelmente, será apreciada por mais algumas gerações, pois afinal, ele merece com todos os créditos. E pra quem não sabe também existe um livro baseado no roteiro do filme que é muito bom, eu li há uns anos atrás, mas há pouco tempo ele foi relançado pela editora Darkside, então se você puder leia o livro e assista o filme que vale muito a pena.


Capa do livro/Edição da Darkside

Ps: é eu sei, o texto ficou bem fã mesmo né? Mas, fazer o quê, eu sou mesmo!


TRAILER DO FILME









comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...