09/12/2014

Resenha: Belo Desastre

Autor: Jamie MacGuire
Editora: Verus  | |  Páginas: 389  | |  Informações: Skoob



Abby Abernathy é uma boa garota. Ela não bebe nem fala palavrão, e tem a quantidade apropriada de cardigãs no guarda-roupa. Abby acredita que seu passado sombrio está bem distante, mas, quando se muda para uma nova cidade com America, sua melhor amiga, para cursar a faculdade, seu recomeço é rapidamente ameaçado pelo bad boy da universidade. 

Travis Maddox, com seu abdômen definido e seus braços tatuados, é exatamente o que Abby precisa – e deseja – evitar. Ele passa as noites ganhando dinheiro em um clube da luta e os dias seduzindo as garotas da faculdade. 

Intrigado com a resistência de Abby ao seu charme, Travis a atrai com uma aposta. Se ele perder, terá que ficar sem sexo por um mês. Se ela perder, deverá morar no apartamento dele pelo mesmo período. Qualquer que seja o resultado da aposta, Travis nem imagina que finalmente encontrou uma adversária à altura. E é então que eles se envolvem em uma relação intensa e conturbada, que pode acabar levando-os à loucura.


****


Depois de um bom tempo e muitas resenhas lidas, eis que finalmente decidi dar uma chance ao tão falado "belo desastre", o livro que, digamos, deu o pontapé inicial para o ingresso do new adult aqui no Brasil, ou que pelo menos deixou o novo gênero mais conhecido entre os leitores. Como eu disse já havia lido muitas resenhas sobre o livro e a impressão que eu fiquei é de que seria uma leitura meio pesada com relação ao relacionamento dos personagens principais. Pelo que eu via as pessoas dizerem, imaginava que o também famoso, Travis Maddox, seria um cara meio psicótico, possessivo, ciumento ao extremo; imaginava que em alguns momentos ele até maltratava a protagonista, a Abby, e, mesmo assim, ela ainda caia de amores por ele. Desde que eu comecei a ouvir falar do livro sempre o personagem mais citado era o Travis; de um lado as meninas que se apaixonavam pelo cara e do outro as que diziam que jamais teriam uma relação com uma pessoa como ele. Fiquei imaginando que o cara era o pior dos bad boys e a menina a mais idiota das protagonistas. 

Ao termino da leitura, qual foi a minha opinião em relação ao livro? Cinco estrelas, favoritado, um dos queridos da estante e uma leitura maravilhosa. Belo desastre se revelou muito diferente do que eu imaginava devido a opinião de outras pessoas. O livro me surpreendeu com sua história simples, mas que se mostra com um poder incrível prender o leitor e só soltá-lo na última página (mas deixando aquela vontade imensa de quero mais). Narrado em primeira pessoa pela protagonista, o livro nos leva a conhecer o cotidiano da Abby dentro de uma universidade para a qual ela se muda com sua melhor amiga, América, para fugir de seu passado. Essa melhor amiga da Abby namora o primo do bad boy pegador do lugar, o tal Travis Maddox, e é por ai que eles acabam se conhecendo e mais a diante - bem a diante mesmo - acabam se envolvendo mais intimamente. Esse foi um dos pontos que mais gostei do livro, a relação da Abby e do Travis não acontece de uma hora pra outra com uma paixão fulminante acontecendo entre eles, nada disso. O envolvimento dos dois é gradativo, vai acontecendo aos poucos e com muita coerência.


"Eu sabia que havia algo em você que eu precisava. Acabou que não era algo em você. Era simplesmente você."


De imediato Abby não vai com a cara do Travis, isso por ja saber da sua fama que corre por toda a universidade; ele por outro lado simpatiza com ela instantaneamente e chega até a lhe dar o apelido de beija-flor (já dai eu pensei: 'se o cara dá um apelido desses a menina, não deve ser o que eu to imaginando'). E não foi mesmo! E assim segue a relação da Abby e do Travis por uns bons capitulos do livro; ela dá uma resposta atravessada, ele retribui com um sorriso ou alguma gracinha qualquer; ela quer distância (mas nem tanto!), e ele só fica cada vez mais perto. É então que num determinado momento algo acontece no dormitório em que a Abby e sua amiga moram e as duas acabam indo parar onde? Exatamente, no apartamento do Travis e do seu primo, Shepley, que namora a América. Imaginando eu que acontecendo isso os dois logo estariam um nos braços do outro, acabei me enganando, pois a relação meio platônica dos dois continuou por mais alguns capítulos.


"Atração, sexo, paixão, amor e então coração partido. Essa era a ordem lógica. E era sempre essa ordem. Mas não para mim. Nem. Fodendo."


Confesso que essa parte da história, dos dois morando no mesmo lugar, eu achei um pouco estranha - a não ser que seja algo comum nos EUA. A menina vai morar na casa de um cara que ela mal conhece, que ela não vai muito com a cara dele (mesmo sentindo algo intimamente e lutando contra isso); o cara tem a fama que tem na faculdade, pega mulher como quem troca de camisa, bebe e fuma; já a menina é meio certinha e só quer saber de estudar, ou seja, os dois são bem opostos, mas nada disso impede que os dois acabem dormindo na mesma cama, sem que nada de mais intimo aconteça, mesmo os dois dormindo várias vezes abraçados. Não sou puritano, mas achei isso bem estranho em dois jovens que mal se conheciam, principalmente da parte dela, que não fica nem um pouco sem graça em ver diversas vezes o cara só de cueca. Mas não posso negar que em muitas destas cenas acontece uma coisa ou outra engraçada, divertida e até romântica mesmo. Mesmo a relaçao dos dois não engrenando de primeira, é nítido ver como a  Abby e o Travis combinam, pelo menos pra mim.


"Eu fiz por merecer você ter me largado. Mereci todo o sono que perdi e toda a dor que senti. Eu precisava de tudo aquilo para me dar conta de quanto preciso de você, e do que estou disposto a fazer para te manter na minha vida."


O livro é muito bom sim, mas pecou em alguns pontos que, na minha opinião, poderiam ser mais bem explorados. Destaco três: 1 - a Abby quer esquecer o seu passado e um segredo que está nele. Esse tal segredo foi uma decepção pra mim assim como os acontecimentos que ele desenrolou. 2 - a primeira vez da Abby e do Travis não foi aquilo que eu esperava e ela ainda era virgem. 3 - já próximo ao final acontece um incêndio (não se preocupe, não é spoiler), que eu achei desnecessário e a falta de acontecimentos após ele meio que deixou um furo na história, mas nada que comprometa. Enfim, o livro não é perfeito, mas foi criado e narrado de uma forma tão gostosa de se ler que é quase impossível não gostar dele e colocá-lo entre os favoritos. A narrativa da autora é quase viciante e a atmosfera criada por ela quase que nos transporta para dentro daqueles cenários. É uma história que à medida que eu fui lendo me pegava diversas vezes imaginando que eu poderia estar vivendo aquelas situações naqueles lugares. Ah sim, não poderia deixar de comentar que como um bom new adult que se preze o livro tem muitas cenas quentes de sexo entre o casal protagonista - mas tudo dentro do contexto sem nunca ficar vulgar ou de graça.


"No momento em que nos conhecemos, algo dentro de nós dois mudou e, o que quer que tenha sido, fez com que precisássemos um do outro. Por motivos que eu não conhecia, eu era a exceção na vida dele, e, por mais que eu tentasse lutar contra os meus sentimentos, ele era a minha."


Com uma boa história, personagens bem escritos e vivos, uma narrativa cativante e uma trama que vai num ritmo crescente, belo desastre não decepciona e fica, sim, na lista dos melhores new adults já publicados. Como era de se esperar, acabou virando uma série e o segundo volume, Desastre iminente - que eu já estou lendo, mas ainda não me pegou como o primeiro - , conta a mesma história só que dessa vez sob o ponto de vista do Travis Maddox. Há ainda o terceiro livro, belo casamento, e uma nova série que dessa vez vai contar a história de cada um dos irmãos Maddox, tendo como primeiro livro, bela distração, contando a história de Trenton Maddox. Em breve resenha de todos aqui no blog. Espero que tenham gostado e não deixem de ler o livro pois vale muito a pena, é uma "bela" história. Abraços!








comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...