09/03/2016

Top 5: Protagonistas Literárias


E ai pessoal, tudo bem com vocês? Como todos sabem hoje é dia internacional da mulher, então dentre tantas homenagens por ai - mais que merecidas, claro - eu resolvi fazer um top 5 com aquelas personagens que eu considero 'grandes mulheres' no mundo literário. Claro que tem muitas outras, mas achei que cinco seria suficiente para não deixar a data passar em branco aqui no blog.

Os livros não são tão recentes (dois são bem antigos), mas como foram histórias que eu li e nunca esqueci, principalmente suas protagonistas, eles se encaixam perfeitamente no post de hoje. Uma dica que eu deixo é que se você ainda não leu nem um dos livros citados, corre para ler, porque você não sabe o que tá perdendo. Confira o meu top 5 e a lista não tem ordem especifica tá!




Um dos mais antigos desse top 5, os catadores de conchas foi um sucesso arrebatador quando foi lançado nos EUA e no mundo todo. O livro conta a saga da família Keeling, seus amores, perdas e sofrimentos. A história em si é espetacular e vai se desenvolvendo entre passado e presente de uma forma muito bem estruturada pela autora. Mas é em sua protagonista que está o ponto mais forte do livro. Penélope Keeling é uma personagem fabulosa e muito forte. Quando o livro começa nós a conhecemos já uma senhora com seus sessenta e poucos anos, três filhos criados que ainda lhe dão muita dor de cabeça e uma vida vivida com intensidade. Acontece que após um infarte que quase a leva à morte, Penélope decide que está na hora de passar sua vida a limpo e enfrentar os fantasmas de seu passado. É desse momento em diante que vamos ser apresentados a jovem Penélope e iremos acompanhar o desenrolar dos acontecimentos que marcam sua vida para sempre. 

Rosamunde Pilcher construiu uma grande personagem, uma grande mulher, que enfrentou vários obstáculos no decorrer da sua vida para poder viver momentos que, mesmo não tendo sido tão duradouros, deixaram suas marcas e de alguma forma a fizeram feliz. Pelo que me lembro da personagem, Penélope foi uma mulher que não se arrependeu de nada nem de nem uma das escolhas que fez na vida, até porque tudo que fez, fez com amor, com entrega, com dedicação, mesmo que isso tenha lhe custado um preço algumas vezes. Enfim, a personagem é maravilhosa, sua história também e o livro é magnifico, bem difícil de ser esquecido. Se ainda não leu, não sabe o que está perdendo. Resenha AQUI.




Mais um bem antiguinho, mas que não deixa nada a dever aos atuais por ai. Quem acompanha o blog sabe que Sidney Sheldon e seus livros tem um lugar especial na minha vida, afinal, foi com os livros do autor que passei a amar a leitura. O outro lado da meia noite foi o livro que me deu aquele mega empurrão para a leitura. O livro é um thriller fantástico e tem todos os ingredientes que fizeram os livros do autor o sucesso que foram ao redor do mundo: paixões, intrigas, vingança, ambição e, claro, uma protagonista inesquecível. Na verdade o livro tem duas personagens principais, mas a que se tornou inesquecível para mim foi Noelle Page. Se o livro todo é bom do inicio ao fim, Noelle é a cereja do bolo e quem realmente dá alma a história. Já digo de primeira que ela não é nem um exemplo a ser seguido, mas ainda assim não tem como não se apaixonar pela personagem, mesmo diante das coisas erradas que ela faz. O que move a personagem na história é sua sede de vingança pelo único homem que ela amou de verdade e que de repente a abandona. Deste abandono em diante Noelle passa por cima de tudo e de todos para conseguir chegar até o seu alvo e destruí-lo. 

Ela mente, engana, trapaceia, chantageia, arma, seduz e mesmo eu não consegui deixar de torcer por ela ou vibrar a cada vitória que ela tinha. Sem dó nem piedade ela faz o que precisa para alcançar seus objetivos, e consegue (até determinado ponto). Mesmo sendo uma personagem um pouco negativa, não se pode negar que Noelle tem foco, determinação e força. Claro que ela usa suas melhores qualidades para fins errados, mas mesmo assim eu ainda a acho uma grande mulher e uma personagem muito bem construída. Quase todas as protagonistas do autor são excepcionais, mas Noelle Page sem dúvida é a inesquecível. Resenha AQUI.





Outro livro antigo, mas também inesquecível por sua história e sua protagonista. Nele a autora nos apresenta a saga da família Cleary, uma família simples do campo regida por valores familiares e um amor intenso pela terra em que vivem. Pássaros feridos é um livro intenso e forte com personagens - e são muitos - muito bem detalhados e construídos pela autora. De todos, claro, os seus protagonistas são os melhores; tanto o ambicioso padre Ralph como a destemida Meggie, que nos é apresentada desde a infância. E é desde a infância que já vemos que Meggie Cleary é uma personagem forte e determinada, bem à frente de seu tempo e muitas vezes guiada pelo seu coração. É justamente o coração de Maggie que a coloca diante de seu maior dilema na vida e cria o grande conflito da história: o amor proibido entre ela e o padre Ralph de Bricassard.

Acho que não é preciso mais do que isso para provar que Maggie Cleary é uma grande protagonista. Os dilemas que enfrenta, as decisões que tem que tomar, as renuncias que tem que fazer e os acontecimentos que ela tem que aceitar, mesmo lhe custando a felicidade, tudo só salienta a força de sua personalidade. Colleen McCullough criou além de uma história inesquecível e apaixonante, uma protagonista no mesmo nível, que muitas vezes se mostra mais real do que muitas mulheres de carne e osso. Mais um livro que merece/tem que ser lido por todo o conjunto que ele representa. Resenha AQUI.





Livro mais recente em comparação aos outros e segundo do autor a ser lançado aqui, a cidade do sol é um verdadeiro furacão de emoções e conflitos e ainda traz de bandeja duas protagonistas fenomenais, donas de uma força avassaladora para enfrentarem o que elas enfrentam nesta história. Marian e Laila são personagens e mulheres definitivamente inesquecíveis e inigualáveis. A trajetória de vida dessas duas mulheres, que se inicia cada uma no seu mundo, e algum tempo depois, acaba com suas vidas sendo ligadas para sempre, é na maioria das vezes de despedaçar o coração. Vivendo num país onde as mulheres não tem vez nem direito algum, Marian e Laila ainda são submetidas a todo tipo de horror, violência e crueldade que se possa imaginar. Submetidas a todo tipo de humilhação por um marido cruel e perverso, as duas mulheres se unem e agarram-se a um fio de esperança de um dia se verem livres de tudo aquilo. 

Acho que não é preciso muita imaginação para se pensar no que passam as mulheres nos países muçulmanos, mais ainda as que viveram em meio ao regime talibã no Afeganistão. O autor não nos poupa de detalhe algum na sua história e tiveram vezes que eu tive que parar a leitura para poder respirar e continuar com tudo aquilo que era tão bem descrito. Marian e Laila são personagens que ficam para sempre no coração de quem lê sua história, mas não por um sentimento de pena apenas, mas pelas mulheres corajosas que elas mostram ser e por ainda acreditarem que um dia haveria um final feliz e um mundo de paz onde viveriam bem. Resenha AQUI.





Acho que muita gente vai discordar de mim em relação a esse livro, mas como cada um tem sua opinião e ponto de vista aqui está belo desastre e sua protagonista Abby Abernathy. Não vou me alongar tanto em relação ao livro e sua protagonista, então vou direto ao assunto. Acho Abby uma grande protagonista sim, mesmo que seja por poucos motivos, e o principal deles é a relação dela com o famoso Travis Maddox. Por tudo que ela suportou, superou e relevou por conta do cara, eu acho que não tem como negar muito que a  Abby é uma mulher de personalidade forte, mesmo ainda tão jovem. Muitos não gostaram da personagem por N motivos, mas eu não; achoque dentro da realidade dela e das situações que ela viveu, ela se mostrou sim uma grande protagonista. E o principal de tudo: se uma mulher que faz o que ela fez com Travis Maddox não é uma mulher forte e de personalidade, sinceramente, eu não sei o que é! Leiam o livro e tirem suas dúvidas. Resenha AQUI.








Espero que vocês tenham gostado e se possível, deixa ai nos comentários quais são as mulheres que você admira nos livros. Valeu!












comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...