03/07/2014

Resenha: Jogos Vorazes #1 - Suzanne Collins

Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco | | Gênero: Distopia | | Páginas: 400 | | Informações: Skoob


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

****


Acho que eu nem preciso dizer há quanto tempo estou para ler jogos vorazes, né? Nadando um pouco contra a maré (ou tsunami?) que foi o surgimento da série, achei melhor esperar passar um pouco todo aquele alvoroço que foi no lançamento. Outra questão também é que até o momento eu não havia lido nada do gênero distopia, e confesso, não era um tipo de leitura que chamasse muito minha atenção. Então, finalmente li o famoso e adorado 'jogos vorazes' e olha, não é que eu me surpreendi e gostei muito da história.


Acho que não é necessário fazer aqui um resumo da história, mesmo que seja com minhas palavras, já que o livro dispensa apresentações. O que eu posso dizer primeiramente é que a história criada por Suzanne Collins num primeiro momento não me cativou nem um pouco, mas isso foi mudando com o virar das páginas, e quando dei por mim, lá estava eu torcendo por Katniss, me sentindo no meio daquela arena (mas sem querer estar de verdade,claro!) e me remoendo de raiva de toda aquela capital  e seu voyerismo doentio em ver aqueles jovens lutando um contra o outro até a morte.

A narrativa da história, que é contada sob o ponto de vista de Katniss, é bem fluida e rápida com uns poucos momentos mais lentos no inicio. É a partir da chegada dos jovens à capital que a história toma realmente fôlego e dai e diante são grandes momentos de ação, suspense, tensão e situações inesperadas. Com uma protagonista forte, corajosa, inteligente e que não se curva diante das situações mais adversas, Suzanne Collins nos arrasta para uma super aventura onde em nem um momento ela deixa a peteca cair, pelo contrário, a ação é eletrizante e a cada página eu me via mais empolgado em saber o que viria a seguir.

Os fãs mais ardorosos da série dizem que a história traz em si uma reflexão critica em relação a alta exposição que as pessoas se submetem hoje em dia, ou são submetidas, principalmente na questão dos realities shows que estão mundo a fora. Eu particularmente não vi ou, inconscientemente, não percebi muito esse paralelo. Na minha opinião, tudo aquilo que é apresentado naqueles famigerados 'jogos' é de uma demência doentia e até hoje ainda não me acostumei em ver personagens se divertindo com aquilo. Além do mais, dando as devidas proporções, o livro é entretenimento puro, e dos melhores por sinal; mas dai a querer dar uma profundidade que não existe, já é demais, né?

A história, os personagens, o enredo, tudo em 'jogos vorazes' é muito bom, mas ainda assim não foi um livro que entrou para os meu favoritos; não foi aquele livro que ao terminar eu fiquei pensando na história e imaginando outros caminhos. Pode ser que distopia não seja lá o meu forte, mas ainda assim vou continuar a série pois quero ver como tudo vai terminar. Em suma, se você tiver a oportunidade não deixe de ler 'jogos vorazes', pois vale muito a pena, o livro é muito bom. Agora é ver o que me aguarda em 'em chamas'.


Ps: só pra comentar, eu assisti o filme antes de ler o livro e não me atrapalhou em nada. O filme ficou excelente e eu até gostei mais do que o livro, mas acho que é porque fica mais vivo você ver aquilo que tá nas páginas de um livro nas telas do cinema. A adaptação ficou excelente, muito fiel ao livro. Gostei muito!







Follow my blog with Bloglovin

comentário(s) pelo facebook:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...